BBcria! Bebê cria?

A minha cria, cria! E a sua?


Costumamos olhar para os bebês apenas como crias extremamente frágeis e dependentes. Esse olhar pode ser transformado quando usamos as lentes da sensibilidade e da criticidade, que nos permitem perceber que os bebês CRIAM! Criam laços afetivos e vínculos emocionais; criam brincadeiras; criam novas maneiras de explorar objetos e o espaço; criam cultura; criam conhecimento; criam possibilidades de encantamento − e nos encantam!

Porém, muitas vezes, a rotina diária e a combinação de afazeres domésticos e produtivos embaçam essas lentes e nos afastam de nossos instintos e verdades, fazendo com que tenhamos dificuldade em acompanhar os pequenos nas descobertas mais simples e em proporcionar a eles uma rotina estruturada, permeada de ações conscientes, que sustentem um desenvolvimento equilibrado e saudável.

Na pressa do dia a dia, os bebês são colocados em frente à televisão, tabletes, celulares e brinquedos automatizados e barulhentos. Na pressa, bebês são alimentos com comidas industrializadas e repletas de açúcares e corantes. Na pressa, bebês são colocados em andadores e cadeiras que tremem e embalam. Na pressa e pela pressa, bebês são apresentados a números e letras. Na pressa, bebês são superestimulados e têm o desenvolvimento apressado e encurtado. Na pressa, bebês não são bebês e crianças não são crianças: sempre um passo à frente − ou seriam 10 para trás?

A BBcria pretende auxiliar familiares e professores de bebês e crianças pequenas a desacelerarem a infância e a descortinarem os desafios diários que envolvem o educar, o cuidar e o brincar. Por meio de dicas, artigos, alertas, vídeos, palestras e oficinas, o conhecimento científico de uma pedagoga, escritora, e também mãe, é compartilhado e ampliado (porque ensinar e aprender caminham juntos!). Tudo isso de uma maneira simples e dialógica, utilizando e reutilizando os materiais que temos em casa, resgatando brincadeiras tradicionais, reinventando brinquedos e resguardando o acesso à arte, cultura e natureza.

E então? A minha cria, cria! E a sua?

Palestras

Encontros presenciais com duração de 2h, 4h ou 8h, com temas predefinidos, ampliados e personalizados para atender as especificidades do público contratante.

Artigos

Algumas pessoas cantam, outras dançam, há aquelas que pintam, outras ainda usam a fotografia para se comunicar e expressar, eu tenho necessidade de escrever. A ideia pede para ser materializada, exposta e compartilhada, fica fazendo cócegas na minha mente até ganhar vez e voz. Assim são os meus artigos, uma necessidade do comunicar, do compartilhar informações, conhecimentos e vivências.


Workshops

Encontros presenciais com foco na participação e troca de experiências, podendo ser combinado ao formato oficina.

Palestras E Workshops

BBcria

workshop-bbcria
slide-2
slide-3
slide-4-correto